Skip to main content
© European Union, 2020 © European Union, 2020

Jovens apelam à ação climática em toda a Europa

Última atualização terça-feira, 28/09/2021

<p>A última década foi a mais quente jamais registada, e milhares de jovens apelaram a uma ação climática urgente em todo o mundo.</p>

Este movimento global insta os estudantes do mundo inteiro a faltarem às aulas às sextas-feiras para participarem no protesto intitulado #FridaysForFuture. Tudo começou em agosto de 2018 quando Greta Thunberg, com 15 anos, iniciou um protesto em frente ao Parlamento sueco para pedir que se reforçassem as medidas em favor do clima. Pouco a pouco, este movimento chegou ao mundo inteiro. Desde então, Greta obteve reconhecimento mundial, foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz em 2019 e 2020 e foi eleita a personalidade do ano pela revista Time em 2019.

Entre outros pedidos, os manifestantes pedem aos líderes mundiais que respeitem o Acordo de Paris, o primeiro acordo mundial sobre o clima, universal e juridicamente vinculativo, assinado por 195 países em 2015. O seu principal objetivo é limitar o aumento da temperatura mundial a 2 °C em relação à era pré-industrial, antes do final do século, e prosseguir os esforços para o limitar ainda mais a 1,5 °C.

Manifestação de jovens pelo clima em Bruxelas, com a presença de Greta Thunberg (Bruxelas, 21.2.2019)

Reivindicações dos jovens 

Em todo o mundo, os jovens consideram que as crises ambientais se sucedem umas atrás das outras. A maior parte dos protestos associam reivindicações mundiais e locais. Os jovens ativistas do ambiente estão descontentes com o facto de tudo continuar igual apesar de os cientistas nos avisarem repetidamente de que estamos a atingir um ponto sem retorno para o clima. 

«Por que razão devo continuar a estudar por um futuro que em breve poderá não existir mais, quando ninguém está a fazer nada para salvar esse futuro? E do que vale aprender factos quando os factos mais importantes não significam claramente nada para a nossa sociedade» — Greta Thunberg

Num inquérito recente, os jovens mencionaram a proteção do ambiente e a luta contra as alterações climáticas como uma das principais prioridades da União Europeia (Eurobarómetro 478). Em toda a UE, os cidadãos estão muito preocupados com as alterações climáticas e apoiam a ação para a combater (Eurobarómetro sobre as alterações climáticas).

O que querem os jovens? Muitos jovens ativos no combate às alterações climáticas exigem mudanças radicais para fazer face à crise climática, por exemplo, acelerando as ações destinadas a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, impedindo os investimentos em combustíveis fósseis, protegendo a biodiversidade e recuperando os ecossistemas.

Estes protestos mostram claramente que o ativismo dos jovens ocupa um lugar importante na Europa e não só. Os jovens estão a liderar a mudança nas suas comunidades e apelam aos adultos para que assumam a sua responsabilidade de salvar o seu futuro.  

Como pode a União Europeia apoiar os jovens ativistas?

A ação climática está no centro do Pacto Ecológico Europeu — um ambicioso pacote de medidas que prevê desde a redução das emissões de gases com efeito de estufa ao investimento em investigação e inovação de ponta e à preservação do ambiente natural da Europa. 

A UE e os seus países membros participam nos esforços internacionais de luta contra as alterações climáticas no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre o Clima. 

Paralelamente a esta ação política, a UE oferece diferentes oportunidades de financiamento aos jovens e às organizações de juventude. Embora estes programas sejam mais amplos do que a luta contra as alterações climáticas, é possível realizar projetos no âmbito deste tema:  

  • Corpo Europeu de Solidariedade: uma iniciativa de voluntariado que permita aos jovens dar um contributo concreto em vários domínios, incluindo a proteção do ambiente. A iniciativa está aberta aos jovens dos 17 aos 30 anos de idade.
  • Intercâmbios de jovens Erasmus+: permitem que grupos de jovens dos 13 aos 30 anos de diferentes países se reúnam, convivam e trabalhem em projetos comuns de curta duração (5-21 dias).
  • Erasmus para jovens empreendedores: um programa de intercâmbio transfronteiriço que dá a novos empresários, ou aspirantes a empresários, a oportunidade de aprender com empresários experientes que dirigem pequenas empresas noutro país participante.

As instituições da UE têm mecanismos de diálogo com os jovens, designadamente o Diálogo da UE com a Juventude, o diálogo com os cidadãos e outras iniciativas.