O que é o Diálogo da UE com a Juventude?
Última atualização sexta-feira, 05/04/2024
O Diálogo da UE com a Juventude é um mecanismo de diálogo entre os jovens e os responsáveis políticos que se insere no âmbito da Estratégia da UE para a Juventude.
Porquê um Diálogo da UE com a Juventude?
Esta é uma forma de assegurar que os pontos de vista, opiniões e necessidades dos jovens e das organizações de juventude são tidos em conta na definição das políticas da UE dirigidas à juventude.
Contribui para a aplicação da Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027, articulada em torno de três domínios fundamentais – envolver, ligar e capacitar –, e fomenta a cooperação entre os países da UE no que diz respeito a todas as questões relacionadas com a juventude.
Como funciona?
O diálogo com os responsáveis políticos e outras atividades de diálogo decorrem em ciclos de trabalho de 18 meses. Cada ciclo de trabalho centra-se num tema diferente definido pelo Conselho de Ministros da Juventude.
O atual tema (de 1 de julho de 2023 a 31 de dezembro de 2024) é «Precisamos da juventude».
Esta prioridade temática está diretamente relacionada com o Objetivo para a Juventude número 3: sociedades inclusivas.
O Diálogo com a Juventude pretende chegar a todos os jovens, incluindo aqueles com menos oportunidades e com uma atitude menos ativa e participativa. Em cada Estado-Membro, o processo é organizado por grupos de trabalho nacionais, encarregados de realizar consultas e atividades com jovens, organizações de juventude e responsáveis políticos.
O Trio de Presidências orienta a execução do Diálogo da UE com a Juventude, em estreita colaboração com a Comissão Europeia e as agências nacionais, bem como com o Fórum Europeu da Juventude e outros representantes da sociedade civil juvenil, no âmbito de um grupo de coordenação.
Como participar?
A participação no Diálogo da UE com a Juventude é normalmente realizada através de uma organização de juventude, principalmente a nível nacional. Se quiser participar num diálogo, quer como organização, quer individualmente, deve contactar o seu conselho nacional de juventude.
Poderás encontrar os dados de contacto do teu conselho nacional de juventude aqui.
Em alguns casos, é também possível participar diretamente a nível da UE através de uma organização não governamental internacional de juventude. Este tipo de participação depende do atual tema do diálogo.
Qual é o resultado?
Uma vez concluídas as atividades nacionais e europeias, os resultados são compilados, analisados e debatidos de forma mais aprofundada nas Conferências da UE sobre a Juventude, onde os representantes dos jovens e os responsáveis políticos têm a oportunidade de trabalhar em conjunto e de apresentar uma mensagem comum a toda a UE. Estas conferências realizam-se duas vezes por ano e são organizadas pelo país que assegura a presidência da UE.
As conclusões resultantes das atividades do Diálogo da UE com a Juventude são apresentadas ao Conselho da União Europeia, que pode então adotar um documento político com os pontos de vista dos jovens. A título de exemplo, em 2018, o ciclo levou ao estabelecimento de 11 Objetivos para a Juventude Europeia, que foram depois acrescentados à Estratégia da UE para a Juventude na sequência de um processo político e de negociações no Conselho da UE:
- Conectar a UE com a juventude
- Igualdade para todos os géneros
- Sociedades inclusivas
- Informação e diálogo construtivo
- Saúde e bem-estar mental
- Impulsionar a juventude rural
- Emprego de qualidade para todos
- Aprendizagem de qualidade
- Espaço e participação para todos
- Europa verde sustentável
- Organizações de juventude e programas europeus
Consulta a Biblioteca do Diálogo da UE com a Juventude
A Estratégia da UE para a Juventude contribui para que a visão dos jovens se torne realidade, mobilizando os instrumentos políticos da UE e incitando as partes interessadas a nível nacional, regional e local a agir.