Selo de Qualidade
O Selo de Qualidade do Corpo Europeu de Solidariedade certifica que uma organização participante no Corpo é capaz de proporcionar as condições necessárias para que os jovens participem em atividades de solidariedade.
A organização participante deve respeitar os princípios e as normas de qualidade estabelecidas no guia do programa.
Uma organização pode candidatar-se ao Selo de Qualidade para o voluntariado com uma função de apoio e/ou de acolhimento. Desde 2021, há mais um tipo de selo de qualidade (Selo de Qualidade para organização líder) que permite que os seus titulares se candidatem a financiamento de forma simplificada.
O Selo de Qualidade permite às organizações aceder às oportunidades do Corpo Europeu de Solidariedade e ao grupo de jovens interessados em participar.
Pode, em qualquer altura, utilizar estes formulários de candidatura (ESC50) para se candidatar a um Selo de Qualidade. As agências nacionais demoram cerca de oito semanas a tratar dos pedidos. Depois de a sua organização receber o Selo de Qualidade, este permanece válido durante todo o período de vigência do atual programa (2021-2027).
O Selo de Qualidade dá à sua organização acesso ao Portal das Organizações (anteriormente conhecido como «sistema de apoio e gestão das colocações» – PASS, acessível a partir do Portal do Corpo Europeu de Solidariedade). Use o portal para divulgar as oportunidades que a sua organização tem para oferecer aos jovens e/ou para procurar potenciais participantes.
Não é necessário deter um Selo de Qualidade para levar a cabo projetos de solidariedade.
Para participar no Corpo Voluntário Europeu para a Ajuda Humanitária é necessário um tipo diferente de Selo de Qualidade.
Organizações estabelecidas num Estado-Membro da UE ou país terceiro associado ao programa:
- Enviar a candidatura para a agência nacional do país onde a organização está estabelecida
Organizações estabelecidas num país terceiro não associado ao programa:
- Balcãs Ocidentais e Listenstaine — enviar a candidatura para o centro de apoio às oportunidades de educação e formação avançadas (SALTO) para o Sudeste da Europa
- Países parceiros da Europa Oriental, Rússia e Noruega — enviar a candidatura para o SALTO para a Europa Oriental e o Cáucaso
- Sul do Mediterrâneo — enviar a candidatura para o SALTO EuroMed
Utilize as seguintes fontes para encontrar organizações parceiras:
- Base de dados de todas as organizações acreditadas ou detentoras do Selo de Qualidade
- Portal de registo que permite às organizações receber um número de identificação para o Programa Erasmus+ e o Corpo Europeu de Solidariedade (pesquise escrevendo o nome de uma cidade na caixa de pesquisa, por exemplo)
- Plataforma dos projetos do Corpo Europeu de Solidariedade (mostra todos os projetos financiados pelo Corpo)
- OTLAS, a ferramenta de pesquisa de parceiros