Skip to main content

Corpo Europeu de Solidariedade

Juntos podemos mais.

Projetos de solidariedade

Capacitar os jovens

Os projetos de solidariedade são uma forma de os jovens com iniciativa levarem a cabo o seu próprio projeto no seu país de origem. As condições são simples: 

  • tem de haver pelo menos cinco jovens participantes;
  • o projeto tem que durar entre dois e 12 meses;
  • todos os participantes devem estar inscritos no Portal do Corpo Europeu de Solidariedade; 
  • o projeto pode ser a tempo inteiro ou a tempo parcial.

Como a sua organização pode ajudar?

Conhece um grupo de jovens interessados em trabalhar na sua própria comunidade por uma causa que lhes é querida? Então, por que não dar-lhes a conhecer os projetos de solidariedade e incentivá-los a candidatarem-se?

O financiamento pode ajudá-los a resolver problemas da sua comunidade, a visar um grupo específico ou a desenvolver oportunidades a nível local. Além disso, a gestão do seu próprio projeto constitui uma valiosa experiência de aprendizagem.

Apoiar os jovens que criem projetos

Para que a candidatura seja bem-sucedida, o grupo tem de apresentar um tema claramente definido que queira explorar em conjunto. O projeto tem de beneficiar a comunidade local e envolver todos os participantes nas atividades diárias, que devem ser especificadas.

O grupo pode solicitar ajuda externa, por exemplo, recorrendo a uma organização reconhecida que pode candidatar-se a um financiamento em seu nome e fornecer orientações sobre questões administrativas e financeiras. Um orientador (por exemplo, alguém com experiência de trabalho no domínio da juventude) pode igualmente ajudar a facilitar o processo de aprendizagem. 

Se o grupo receber ajuda de uma organização reconhecida, essa ajuda deve centrar-se nas tarefas administrativas e financeiras que surjam durante o ciclo de vida do projeto. Contudo, pode também prestar apoio e orientação no que respeita à identificação e documentação dos resultados de aprendizagem.

Financiamento

O Corpo Europeu de Solidariedade pode ajudar o grupo com os custos de gestão do projeto (preparação, realização das atividades, avaliação, divulgação e acompanhamento), dando-lhes até 500 EUR por mês. Os custos decorrentes da participação de um orientador no projeto também podem ser abrangidos, assim como os custos excecionais decorrentes do apoio aos jovens com menos oportunidades.

Candidatura

No caso dos projetos de solidariedade, é um procedimento simples: não é necessário ter parceiros no estrangeiro nem possuir um selo de qualidade. O formulário de candidatura contém questões como a razão pela qual o grupo pretende realizar este projeto, os benefícios para a comunidade e as atividades que serão realizadas. Qualquer organização pública ou privada pode candidatar-se em nome de um grupo de jovens (salientamos que se trata de uma atividade dirigida aos jovens) preenchendo, para o efeito, o formulário de candidatura. Esta ação está aberta exclusivamente aos países do programa.