Skip to main content

Corpo Europeu de Solidariedade

Juntos podemos mais.

Documentos de referência e recursos

Regulamento

O Regulamento 2021/888 que estabelece o quadro jurídico do programa do Corpo Europeu de Solidariedade, adotado em 20 de maio, confirmou o novo programa para 2021-2027, com um orçamento de 1,009 mil milhões de EUR.

Convites à apresentação de propostas

Todos os anos é publicado um convite geral à apresentação de propostas que oferece oportunidades às organizações e aos jovens. Esses valores e princípios incluem:

  • os objetivos do Corpo Europeu de Solidariedade,
  • uma visão geral das áreas nas quais o Corpo propõe atividades,
  • informações detalhadas sobre as organizações e os jovens elegíveis para participar,
  • o orçamento e a duração dos projetos,
  • os prazos de candidatura para cada área de atividade. 

Ver o último convite à apresentação de propostas na secção «Convites».

Guia do Corpo Europeu de Solidariedade

O guia contém tudo o que é necessário saber sobre o programa. Faz parte integrante do convite à apresentação de propostas. Se uma organização se candidatar a financiamento, tem de respeitar as condições de participação e de financiamento definidas no guia.

Declarações de privacidade

A declaração de confidencialidade do Corpo Europeu de Solidariedade estabelece as regras de utilização dos dados recolhidos através de formulários em linha (eForms). 
A declaração de confidencialidade específica do Portal Europeu da Juventude estabelece as regras sobre a utilização dos dados recolhidos através do Portal do Corpo Europeu de Solidariedade e o respetivo formulário de inscrição destinado aos jovens. 

Programa de trabalho anual

O programa de trabalho anual fornece informações sobre a implementação e o financiamento do Corpo Europeu de Solidariedade.

Guia dos peritos

O guia dos peritos de 2022 estabelece orientações sobre a forma de avaliar:

  • a qualidade das candidaturas a subvenção geridas pelas agências nacionais,
  • as candidaturas ao selo de qualidade.

Orientações de execução - estratégia para a inclusão e a diversidade no âmbito dos programas Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade

As Orientações de execução - estratégia para a inclusão e a diversidade no âmbito dos programas Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade resultam do processo de cocriação do Erasmus+ e do Corpo Europeu de Solidariedade e têm sobretudo por objetivo reforçar a sua dimensão de inclusão e diversidade. Baseiam-se nas experiências obtidas nos diferentes setores dos programas e incentivam a inspiração e motivação recíprocas.

Decisão sobre montantes fixos, custos unitários e financiamento de taxa fixa

O anexo da decisão que autoriza a utilização de montantes fixos, custos unitários e financiamento de taxa fixa para atividades de voluntariado, estágios, empregos e projetos de solidariedade abrangidos pelo Corpo Europeu de Solidariedade fornece uma descrição pormenorizada dos custos unitários. Desde 2018, os custos unitários pertinentes e as taxas aplicáveis são publicados anualmente no Guia do Corpo Europeu de Solidariedade.

Requisitos de divulgação para os beneficiários

Em conformidade com o acordo de contribuição, todos os beneficiários devem utilizar o emblema europeu nas suas comunicações e reconhecer o apoio recebido ao abrigo dos programas da UE. Uma importante obrigação neste contexto é a apresentação correta e destacada do emblema europeu combinada com uma declaração simples de financiamento, referindo o apoio da UE.

O emblema da UE pronto a utilizar, incluindo a declaração de financiamento, está disponível em todas as línguas da UE, árabe, islandês, norueguês, turco e russo na página Logo Download Center.

As orientações operacionais para os beneficiários de financiamento da UE contêm informações sobre a utilização e colocação corretas do emblema europeu e da declaração de financiamento.

Calculadora de distâncias

Se pretender candidatar-se a uma subvenção para cobrir parte das suas despesas de viagem, utilize a calculadora de distâncias. Permite às organizações calcular as distâncias de viagem dos participantes e, por conseguinte, as subvenções para as quais são elegíveis. 

Como utilizar a calculadora

  1. Comece a escrever o nome de um local na caixa «Partida». Aparecerá uma lista de possíveis locais. Clique no nome correto.
  2. Faça o mesmo na caixa «Chegada».
  3. Prima «Enter» no seu teclado. Surgirá no seu ecrã a distância em quilómetros.

Precisa de indicar o nome de uma cidade, vila ou aldeia específica e não apenas o país.

Esta ferramenta não se destina a indicar às pessoas individualmente o montante do financiamento que devem receber. Esse montante depende de vários fatores, nomeadamente das despesas administrativas incorridas pelas organizações participantes e as agências nacionais. É a agência nacional responsável pela avaliação da candidatura que tem a última palavra sobre o montante da subvenção de viagem.