Projetos de voluntariado
O financiamento do Corpo Europeu de Solidariedade para projetos de voluntariado ajuda as organizações a alargar o seu âmbito de ação através do acolhimento de voluntários ou do envio de voluntários para o estrangeiro. Estes projetos dão aos jovens a oportunidade de participar no trabalho diário das organizações, o que constitui uma experiência muito enriquecedora para os voluntários e as organizações.
Os projetos de voluntariado são o tipo de projeto mais comum. As organizações participantes devem possuir o selo de qualidade correspondente (ou uma acreditação de voluntariado Erasmus+). Podem candidatar-se a uma subvenção do Corpo Europeu de Solidariedade para financiar atividades de:
- voluntariado individual (de dois a 12 meses ou, em alguns casos, de duas semanas a dois meses);
- voluntariado em equipa (de duas semanas a dois meses, entre 10 e 40 participantes).
Voluntariado individual
As atividades de voluntariado individual transfronteiriço envolvem, pelo menos, duas organizações, que devem assumir as seguintes funções:
- função de acolhimento - abrange toda a gama de atividades associadas ao acolhimento do participante, incluindo o desenvolvimento de um programa de atividades e orientação;
- função de apoio - implica o apoio, a preparação e a formação dos participantes antes da sua partida, bem como a mediação entre eles e a organização de acolhimento.
Para as atividades de voluntariado individual nacional, basta uma organização titular de um selo de qualidade para acolhimento.
Voluntariado em equipa
O requisito mínimo é uma organização, independentemente do papel para o qual estiver acreditada.
Financiamento
Se uma organização se candidatar a financiamento para um projeto de voluntariado, a subvenção deve cobrir os custos seguintes:
- custos de gestão do projeto (por exemplo, planificação, finanças e coordenação);
- custos da atividade (por exemplo, preparativos, acompanhamento e apoio aos participantes, alojamento e alimentação);
- contribuição para os custos de viagem dos participantes;
- apoio aos participantes com menos oportunidades;
- contribuição para as despesas pessoais adicionais dos participantes;
- apoio linguístico;
- custos excecionais e complementares das atividades.
Candidatura a uma subvenção
A sua organização é titular de um selo de qualidade e está estabelecida num país do programa? Em caso afirmativo, a candidatura deve ser enviada para a agência nacional do país onde a organização está estabelecida.
Se, no entanto, a sua organização estiver sediada num país parceiro, pode atuar como parceiro num projeto, mas não pode candidatar-se em nome próprio.
Utilize este formulário para apresentar uma candidatura.
Equipas de voluntariado em áreas de elevada prioridade
Esta área de trabalho é gerida centralmente pela Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Envolve o financiamento de projetos de grande envergadura levados a cabo por equipas de voluntários que se concentram em prioridades temáticas definidas todos os anos a nível da UE.
Interessado/a? A candidatura a estes projetos deve ser enviada à EACEA.
Voluntariado no domínio da ajuda humanitária (Corpo Voluntário Europeu para a Ajuda Humanitária)
Esta área de trabalho é gerida centralmente pela Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Ao abrigo desta vertente, o Corpo Europeu de Solidariedade apoia o voluntariado em atividades de solidariedade relacionadas com a ajuda humanitária.
Interessado/a? A candidatura a estes projetos deve ser enviada à EACEA.