Skip to main content

Corpo Europeu de Solidariedade

Juntos podemos mais.

Antes de se candidatar

Antes de poder candidatar-se a financiamento, a sua organização deve seguir várias etapas preparatórias. 

  1. Familiarizar-se com o convite geral à apresentação de propostas e o Guia do Corpo Europeu de Solidariedade. O Guia é de leitura obrigatória para qualquer pessoa que deseje candidatar-se, já que especifica as regras e as condições a respeitar para beneficiar de um financiamento e realizar projetos no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade. Pode também colocar perguntas à agência nacional do seu país, que é a instância certa para o ajudar nos seus preparativos. 
  2. Verificar se a sua organização é elegível. As organizações elegíveis podem ser públicas, privadas ou sem fins lucrativos. Não se esqueça de verificar se o seu país consta da lista de países do programa e países parceiros elegíveis.
  3. Obter um número de identificação para a sua organização (OID). Inscreva-se no portal dedicado às organizações para obter o número de identificação de que a sua organização precisará - e os seus parceiros também - para preencher o formulário de candidatura. 
  4. Candidatar-se ao selo de qualidade. A sua organização precisa de um selo de qualidade antes de poder candidatar-se a financiamento (este requisito não se aplica aos projetos de solidariedade).
  5. Encontrar um parceiro (se aplicável). Em muitas atividades do Corpo, é necessário trabalhar em parceria com uma organização de outro país. Para encontrar as organizações mais adequadas deve pesquisar na base de dados de organizações.
  6. Criar o projeto. Primeiro, verifique quais as atividades elegíveis para financiamento no quadro das vertentes de voluntariado e profissional. Desenvolva a sua ideia e redija uma proposta de projeto. Verifique a duração admissível do projeto, bem como as datas de início e de fim.
  7. Verificar o prazo e as datas. Verifique a data e a hora limites para apresentar o seu formulário de candidatura em linha. As candidaturas enviadas fora de prazo não serão tidas em conta.
  8. Preencher o formulário de candidatura. Utilize o formulário de candidatura correto para a vertente, a atividade e o ciclo de financiamento que escolheu. Certifique-se de que preenche o formulário atempadamente, verifique se todos os campos estão corretamente preenchidos e valide o formulário. Por fim, envie a sua candidatura. Boa sorte!
     

Ler as notícias mais recentes