A gastronomia da Roménia tem uma variedade de influências culturais – foram adaptadas receitas e estilos dos romanos, da Turquia, da Grécia, da Áustria e da Bulgária, o que faz do país um excelente lugar para experimentar novos pratos. Quando em Timișoara, não deixes de visitar um mercado, onde poderás experimentar produtos frescos dos campos romenos. A cidade oferece muitos pratos saborosos e especialidades locais como salată de vinete, uma salada de beringela assada, ou zacuscă, beringela e molho de pimento vermelho. Graças à sua longa história de inovação (Timișoara é conhecida como a «cidade dos pioneiros») e cultura, Timișoara foi nomeada Capital Europeia da Cultura 2023, dando início a um novo legado cultural.
A atribuição do título de Capital Europeia da Cultura em 2010 serviu de motor para a renovação do Bairro Cultural de Zsolnay, transformando edifícios de fábricas desativadas num novo centro cultural. Na tua visita a Pécs, aproveita a oportunidade para experimentar pratos tradicionais húngaros, como halászlé (uma famosa sopa de peixe picante com paprica) ou uma sopa de verão como spenótfozelék (sopa de espinafres) ou talvez tökfozelék (sopa de abóbora). Podes também visitar o mercado e saborear fruta e legumes frescos. Depois de um almoço saboroso, passeia pela rua Király e para num dos muitos cafés ou simplesmente admira as fachadas neoclássicas e as casas históricas.
Graças às influências gregas, búlgaras, turcas e húngaras, a gastronomia sérvia é incrivelmente variada, o que faz da Sérvia o local perfeito para expandir os teus horizontes culinários. Visita os mercados «verdes» para comprar fruta fresca, legumes e produtos caseiros. O Riblja Pijaca (mercado de peixe) e o Mercado Futoška são visita obrigatória. Novi Sad é um local fantástico para explorar a pé e abrir o apetite. Porque não dar um passeio pela rua Dunavska (Danúbio), parcialmente pedonal, e admirar as imponentes casas construídas em meados do século XIX, depois de Novi Sad ter sido danificada durante a revolução de 1848? Mais recentemente, Novi Sad foi também nomeada Capital Europeia da Cultura 2022, deixando um legado de locais interessantes para explorar.
Escópia tem um encanto único e uma história rica. É também um excelente lugar para experimentar o prato nacional da Macedónia do Norte, tavče gravče – feijão guisado com cebola e condimentos. Debar Maalo, um adorável bairro arborizado, com ótimos restaurantes e bares, é o local perfeito para experimentar as especialidades locais. Se gostas de história, não podes deixar de visitar o Antigo Bazar de Escópia, do século XII, ou a Fortaleza Tvrdina Kale do século VI d.C., bizantina (e, mais tarde, otomana). Čaršija, o centro histórico otomano na encosta de Escópia, com as suas ruelas sinuosas e edifícios históricos, também merece uma visita.
Plovdiv situa-se entre os montes Balcãs, Sredna Gora e Ródope, no meio do Vale dos Trácios. Está rodeada de beleza natural – desfiladeiros, colinas, florestas, cascatas – e recomenda-se vivamente uma viagem de um dia para contactar com a natureza. Na cidade, há muitos locais interessantes a visitar, como o antigo Teatro Romano (utilizado até hoje) e a igreja Sveta Bogoroditsa, construída em 1884 no local de um santuário do século IX. Plovdiv foi também Capital Europeia da Cultura 2019. Podes ainda visitar um dos mercados de Plovdiv para comprar legumes locais, muitas vezes vendidos pelos próprios produtores, e provar boza (também chamada bosa), uma bebida ligeiramente fermentada feita de farinha de milho, trigo ou arroz e que se diz ter propriedades benéficas para a saúde. Os legumes fermentados, que, segundo estudos recentes, contribuem para o desenvolvimento de boas bactérias intestinais, são uma parte importante da gastronomia búlgara.
Um ponto de encontro entre a Europa e a Ásia, uma cidade fervilhante, empolgante e incomparável – bem-vindo a Istambul. Esta metrópole vibrante é um ótimo local para explorar uma mistura de culturas gastronómicas. Graças à diversidade climática da Turquia, ao acesso ao mar e à história de Istambul, que se situa numa importante rota comercial, existe uma enorme variedade de produtos frescos, especiarias e ervas aromáticas. Istambul está repleta de mercados gastronómicos fantásticos, desde feiras semanais ao ar livre, onde se vendem produtos frescos provenientes das zonas rurais vizinhas, até mercados permanentes que vendem peixe fresco, especiarias e produtos biológicos. O Bazar Egípcio existe desde 1660, pelo que a sua visita é uma experiência culinária e histórica. Em setembro e outubro, é obrigatório provar um sumo de romã acabado de espremer, vendido sazonalmente em carrinhos espalhados pela cidade.
Sófia é uma cidade dinâmica, com um ambiente jovem e uma cultura gastronómica vibrante. Durante a visita, experimenta shopska salata, uma salada simples com pepino, tomate, cebolinho, pimento e queijo, tarator, uma sopa de pepino e iogurte, servida fria, ou kiselo mlyako, um tipo de iogurte búlgaro conhecido pelo seu sabor ácido e textura espessa e que se acredita ter inúmeros benefícios para a saúde. Visita o Mercado Central de Sófia, um dos mais antigos mercados ainda em funcionamento, ou o recentemente renovado Mercado das Mulheres, para comprar legumes frescos e preparar os pratos em casa. Sófia está atualmente a atravessar um «renascimento verde»; ultrapassou o seu passado industrializado e, em 2022, foi finalista dos prémios «Capital Verde da Europa».